Museu Conde de Linhares

O Museu Militar Conde de Linhares, localizado no bairro de São Cristóvão, recebeu o seu nome em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, político que acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil e aqui, como Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.

 

Construído em 1921, em estilo eclético, o prédio do Museu abrigou, até 1996, o CPOR/RJ e depois o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. O Museu Militar Conde de Linhares foi inaugurado em 12 de outubro de 1998 e abriga cinco Exposições Permanentes:

 

- Evolução do Armamento

- Casa da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

- Tropa em Marcha, com destaque para o PC sobre rodas do Gen Mascarenhas de Morais.

- Sala Major Elza, com seu acervo pessoal

- Pátio dos Blindados, com viaturas e blindados antigos

- Sala de Miniaturas

 

As Exposições Permanentes, que fazem uma narrativa da História Militar desde o período colonial até os dias de hoje estão abertas à visitação. Possuem pista de acessibilidade, QR Code em suas vitrines e Pista Tato para aqueles com deficiência visual

 

Exposições:

- Terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h.

 

Observações:

- Não é permitido fotografar ou filmar no interior dos Salões de Exposições, sem a autorização prévia do MMCL.

- Os portadores de deficiência intelectual e/ou mental e seus acompanhantes terão horário de visitação especial nos sábados das 9h às 10h, conforme estabelece a Lei 6.278 de 21 de novembro de 2017 da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

- Estacionamento gratuito durante o período de visitação.

 

ENTRADA FRANCA

 

Telefone: (21) 2589-9581 / (21) 2589-1683

Email: mmcl@mhexfc.eb.mil.br

 

Av. Pedro II, nº 383 - São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ

cdl.jpg
mcdl.jpg
mcdl 2.jpg