Fortaleza da Conceição

Os morros cariocas são tradicionais integrantes da paisagem físico-cultural da Cidade do Rio de Janeiro, mas o Morro da Conceição destaca-se por ser depositário de grande valor patrimonial ao reunir, em suas encostas, monumentos arquitetônicos como a Fortaleza de N. S. da Conceição e o Primeiro Palácio Episcopal, ambos no mesmo terreno da antiga Chácara da Mitra.

O morro, um quadrilátero limitado pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e pela zona portuária, a poucos minutos do centro, reflete bem a história da ocupação da Cidade do Rio de Janeiro. Os primeiros registros datam de meados do século XVI, após a expulsão dos franceses, quando a Praça Forte do Castelo se estabelece no morro, servindo de baluarte de defesa e sentinela para a Baía de Guanabara. Em 1634, foi erguido um templo ermida de N. S. da Conceição, no mesmo local em que, em 1702, foi construído o Palácio Episcopal.

A fortaleza ocupa o alto do morro, dominando o lado oeste da cidade e o mar, aos fundos do Palácio Episcopal. Sua construção teve início em 1715, conforme consta no portão principal. Com plano retangular, é protegida por alta muralha de grossa espessura, com quatro ângulos fortificados, encimados por guaritas nas extremidades. Ao centro, destacava-se a antiga capela, elevada acima das muralhas. Essa situação permaneceu até 1765, quando o Vice-Rei Conde Cunha ali instalou a "Casa das Armas" e acrescentou um amplo e sólido prédio conhecido como "Edifício da Capela", descaracterizando a construção anterior, hoje prejudicada pelas edificações do seu entorno.

A edificação da fortaleza prolongou-se por muitos anos e, pelo que dizem os historiadores, não chegou a ser utilizada como defesa da cidade. Em 1718, por ordem real, calaram suas bocas-de-fogo para não perturbar os prelados vizinhos. Em 1831, foi desarmada. Modificada em sua estrutura, atualmente abriga a 5ª Divisão de Levantamento – 5ª DL, uma das Organizações Militares subordinadas à Diretoria de Serviço Geográfico do Exército.

Endereço: Rua Major Daemon, nº 81 – Morro da Conceição – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP 20081-190
Visitação: 2ª a 5ª feira, das 8h às 16h 6ª feira, das 9h às 12h
Serviços: Biblioteca histórica do Serviço Geográfico do Exército
Tel: (21) 2223-2177 – ramal 217
Site: www.5dl.eb.mil.br
E-mail: 5dl@5dl.eb.mil.br

fort da Conceição.jpg
fortaleza_da_conceição.jpg