Forte do Leme (CEP/FDC) 

Com vista privilegiada para a Baía de Guanabara, o Forte do Leme é um passeio imperdível para cariocas e turistas. Construído entre 1776 e 1779, por ordem do Vice-Rei, Marquês do Lavradio, o Forte do Vigia cruzava fogos com o Forte de Copacabana, e terminava sua linha de defesa com um portão de pedra até hoje existente na Ladeira do Leme. 

Nosso passeio consiste em um trajeto em aclive de 800 m realizado a pé em meio a uma trilha de paralelepípedos, contornando o morro do Leme, com resquícios de Mata Atlântica, com exuberante flora e fauna, afloramento do costão rochoso, belíssimas paisagens, placas informativas, e muito agradável de ser realizado, existem 15 bancos no caminho para descanso e mirantes a serem apreciados. Sem filas, multidões e tempo de espera e com segurança, ótimo atendimento e um local muito especial, em plena Zona Sul do Rio, é de onde se vê “As maravilhas do Rio de um só lugar” , como a face oculta do Pão de Açucar, Cristo Redentor, entrada da Baía de Guanabara com seus fortes e fortalezas, Dois Irmãos, Canta Galo, Pedra da Gávea, Babilônia, arquipélago das Ilhas Cagarras e as lindas praias de Copacabana do Leme e o litoral de Niterói. O Forte disponibiliza aos visitantes o Memorial a Caxias, as salas do Meio Ambiente e dos Painéis Históricos, Exposições Temporárias, Galeria, 4 banheiros, bebedouros de água com filtro, maquina de refrigerantes, 04 obuseiros Krupp de 280 mm, 02 lunetas panorâmicas, e muitos outros atrativos. Vale conferir e indicar aos amigos!

INFORMAÇÕES GERAIS
ENDEREÇO: Praça Almirante Júlio de Noronha s/n, Leme - Rio de Janeiro - CEP 22010-020

CONTATO
Fone: (21) 3223-5076
Facebook: Forte do Leme
E-mail: divisaodoforte@gmail.com

Aberto ao público:
Terça a Domingo das 9h30 às 16h30

Ingressos:
Adultos - R$ 4,00
Estudantes com carteirinha - R$ 2,00

Entrada gratuita para:
Maiores de 60 e menores de 10 anos estão isentos e instituições de ensino e outras agendadas através dos e-mails divisaodoforte@gmail.com ou fdc@cep.ensino.eb.br.

Militares das Forças Armadas e seus dependentes


 

lunos cantam o Hino Nacional durante cerimônia abertura
Cel Torres Marques fala sobre o sucesso do Projeto à jornalista Maria José, da rádio Verde Oliva
Cerimônia de abertura da entrega dos kits cívicos
Soldados entregam mais do que bandeiras, compartilham conhecimento