Rádio Verde-Oliva

A Rádio Verde-Oliva FM – 98,7 MHZ, emissora da Fundação Cultural Exército Brasileiro, teve seus primeiros estudos para implantação conduzidos pelo Centro de Comunicação Social do Exército no ano de 1996. Mas, somente em 1999, foi concedida a outorga do único canal de radiodifusão educativa em frequência modulada disponível no Distrito Federal.

No decorrer do ano de 2000, o andamento do processo legal e técnico continuou e, finalmente, em dezembro de 2001, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a inclusão do canal 254e, Brasília (DF), no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em FM.


Em fevereiro de 2002, o Ministério das Comunicações concedeu permissão à Fundação Cultural Exército Brasileiro para executar serviço de radiodifusão sonora em FM, com fins estritamente educativos e culturais na cidade de Brasília. A partir de abril desse mesmo ano, começaram, então, os testes de transmissão e, no dia 12 de junho, efetivamente foi inaugurada.

Em 2009, a sua potência de transmissão foi ampliada para 20KW, com a finalidade de atender a todo o DF e cidades do entorno. Desde então, os estúdios da emissora passaram por reformulação e troca de equipamentos, que possibilitam a emissão do sinal digital. O rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. Quando for autorizada a rádio digital na capital federal, a Verde-Oliva FM já estará habilitada a fazer a conversão.

A rádio Verde-Oliva foi a primeira emissora operada pelas Forças Armadas brasileiras , que, até 2002, se fazia presente na radiodifusão por meio da participação em programas já conhecidos ou como parte da divulgação de notícias. 


A Rádio Verde-Oliva, operada pelo Centro de Comunicação Social do Exército, leva até a população brasiliense uma programação moderna, que busca promover valores cívicos e culturais do País com música de qualidade, notícias nacionais, internacionais e militares, utilidade pública e variedades.
A implantação da Rádio Verde-Oliva contou com apoio financeiro da Fundação Habitacional do Exército.

Rádio Verde-Oliva Brasília

5c6c468e81bd2.jpg
poupex-logo-2017.jpg

Rádio Verde-Oliva Manaus

No ano de 2019, a Rádio Verde-Oliva amplia a expansão da sua transmissão, nascendo assim a Rádio Verde-Oliva Manaus, que inaugurou no dia 30 de Outubro, instalada na sede do Comando Militar da Amazônia. 

RVO2.jpeg

Rádio Verde-Oliva Três Corações

No dia 10 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou em suas dependências a inauguração da mais nova integrante do Sistema Verde-Oliva de Rádio. Fruto do trabalho compartilhado pelas equipes da ESA e do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), a transmissão para Três Corações concretiza mais uma etapa de ampliação do Sistema Verde-Oliva de Rádio, que leva a marca de credibilidade do Exército Brasileiro.
 

unnamed.jpg
rvo_tres_coracoes.jpg

Com emissoras em Brasília (98.7) e Manaus (93.7) e, agora, Três Corações, a ampliação do sistema prevê outras rádios em Resende (RJ) e Santa Maria (RS). Essa conquista só foi possível graças à parceria bem-sucedida entre o Comando do Exército, por meio do CCOMSEx, e a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), e ao apoio da Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEX).

O Sistema Verde-Oliva é uma das capacidades do Sistema de Comunicação Social do Exército e suas emissoras colaboram para a preservação e o fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro.

PODCAST

Banner Podcast.png

Clique na logo acima para acessar o conteúdo do Podcast Braço Forte

O programa  "Braço Forte", podcast do Exército Brasileiro, desde sua estréia em 2019, possui mais 80 mil reproduções, cerca de mil downloads e mais de 3 mil curtidas.   
 

Durante o período de pandemia, o novo produto consolidou-se como mais um meio de divulgação de temas que a instituição considera relevantes e de interação com personalidades civis e militares, representantes ou especialistas de diversos segmentos da sociedade brasileira.


O Braço Forte surgiu de forma integrada com outras mídias do Exército Brasileiro, seguindo a Diretriz de Comunicação Social do Exército, para fortalecer a imagem da instituição e contribuir para a discussão de pautas do Exército, das Forças Armadas e do Brasil.


O podcast do Exército Brasileiro está disponível no Soudcloud, Spotfy, Apple Podcast e Google Podcast Anchor.
É publicado todas as quintas-feiras, às 17h30, no site Oficial do Exército Brasileiro.

Para acessá-lo agora, clique no link abaixo:

https://www.eb.mil.br/web/radio-verde-oliva/podcast

Para maiores informações sobre a rádio, entre em contato com a fundação pelos números:
21-251-5352 / 21-2519-5694 ou envie um e-mail para funceb@funceb.org.br